O Commodore 64 foi o computador da era de 8 bits e continua sendo o computador mais alto de todos os tempos. Além de discos de disco e fita, ele também tinha uma interface de cartucho. Um cartucho de extensão popular foi o último cartucho III, que usou uma variedade de utilitários de disco e uma GUI. [Greisi] estava de posse de um cartucho não mais funcional, e tomou uma decisão de reverter o engenheiro do dispositivo.
[Greisi] começou desolder a todos os ICs e mapeando um esquema para o conselho. Os centros de design em torno de partes comuns para a era, como um EPROM ERASÁVEL UV e uma lógica de 74 séries. [Greisi] tomou uma decisão para então modernizar o design e fazer algumas melhorias. Adicionar um fusível deve evitar o cartucho pegando fogo, e um monte de capacitores de desacoplamento em todos os ICs deve minimizar o ruído. Um chip flash é usado em vez da parte erasable UV da velha escola, o que torna a escrita para o dispositivo muito mais fácil.
É uma construção fantástica feita em um workshop incrivelmente arrumado, e [Greisi] forneceu os projetos de esquemas e PCB ao público aqui. Isso significa que muitos mais usuários podem construir seu próprio cartucho final III sem ter que caçar hardware original que está crescendo escassos. Você pode aprender muito mais sobre o cartucho final III na Wikipedia.
Nós realmente vimos o cartucho final III antes – usado nesta instalação blinkenwall. Vídeo abaixo do intervalo.
[Obrigado Adrian!]