à primeira vista, este pequeno mouse animatronic pode parecer um caso razoavelmente básico. Uma porta abre, nosso amigo roedor aparece a cabeça, olha ao redor e volta para dentro. Mas assim como no mago de Oz, uma cortina estrategicamente colocada está escondendo a excelente variedade de gadgetry que torna o truque possível.
Criador [Will Donaldson] reuniu um maravilhoso write-up de apenas o que foi criando este pequeno sujeito, e achamos que você ficará chocado com o quão severo a mecânica envolve. Tome, por exemplo, a plataforma que fornece movimento horizontal com um motor do NEMA 17 estacionado acoplado para um conjunto de trilhos de 200 mm de lead e duplo 8 mm que gostaria de ideal em casa como parte de uma impressora 3D.
A estrela do show anda no topo de uma montagem de carruagem deslizante corrediça feita de componentes impressos e acrílico, que está ligado à porta por meio de uma correia de temporização GT2 e polia de tal forma que ela automaticamente abre e fecha no momento adequado. Para injetar alguma vida no fantoche, [Will] enchia-o com um par de servos SG90 em uma espécie de arranjo de pan-and-tilt: o servo traseiro gira o corpo do mouse para a esquerda e para a direita, enquanto o avanço leva a cabeça para cima e baixa.
Um ARDUINO UNO controla os servos, bem como o motor de passo por meio de um controlador TB6600, e os interruptores de limite óptico são usados para se certificar de que nada se move fora dos limites. [Will] está mantendo os arquivos CAD e o código-fonte para si mesmo pelo tempo, embora pensemos em um mouseketeer suficientemente dedicado pudesse recriar a instalação com base nas informações disponíveis.
Isso parece ser o primeiro mouse animatronic para enfeitar as páginas de Hackaday, mas certamente não somos estranhos para ver as pessoas imbuir objetos inanimados com movimento realista.