[Joe] estava experimentando com seu arduino quando ele começou a pensar em como ele poderia conseguir se comunicar sem fio com seu telefone Android. Bluetooth é uma opção, mas requer alguns componentes extras, e o Adk do Google também funciona – simplesmente não sem fio.
Em vez disso, ele achava que seria legal ver se ele poderia obter os dois dispositivos para se comunicar com uma simples bobina magnética. Ele construiu uma pequena bobina de 1cm de diâmetro, conectando-a ao arduino através de um resistor e diodo. Usando o aplicativo do Android Tricorder, ele foi capaz de localizar o magnetômetro do telefone, após o qual ele executou alguns testes para restringir a melhor taxa de amostragem e faixa de frequência para comunicações.
Para transferir dados entre os dois dispositivos, ele teve que bater o sinal no software, já que o UART do Arduino tem um limite inferior muito mais rápido do que a taxa de dados de 7 bps que conseguiu alcançar com o magnetômetro.
Enquanto seu arduino sem fio para a ponte Android não é provável que conquista nenhum prêmio para o rendimento, é uma ótima prova de projeto conceito. Certifique-se de conferir o vídeo abaixo para ver o seu “NFC do homem pobre” em ação.