A inspiração pode atacar dos lugares mais estranhos. Desenterrar um termopile Esquecido Melexis MLX90614 de sua “caixa de entrada”, [Saulius Lukse] usou para construir uma câmera térmica panorâmica.
[Lukse] fez uso de um atmega328 para controlar o sensor térmico, e usou o projeto para testar um par de dois motores de fase rotativa que ele desenvolveu para inclinação e pan, com alguns anéis deslizantes para mantê-lo em movimento, pois captura uma cena. Dito isto, tomando uma imagem panorâmica de 720 x 360 um pixel de cada vez leva mais de uma hora, e compilando todas essas informações em uma imagem inteligível também não é pequena façanha. Um soluço ocasional são pixels mortos na imagem, mas aqueles estão rapidamente preenchidos pela média da temperatura dos pixels adjacentes.
O equipamento de câmera funciona – e faz uma boa foto – mas [Lukse] diz uma câmera de vídeo infravermelho atualizada para capturar imagens maiores em um horário e resolução maior não seria indesejável.
Outro uso inteligente de um termópile pode levá-lo a rota desta lanterna térmica. Se você não construir sua própria câmera de vídeo térmica definitiva.
[Obrigado pela dica, imn!]